11 Factos interessantes sobre a Citroën
A Citroën é uma marca com mais de 100 anos de história, e ainda que conhecida por todos, existem factos muito interessantes que poucos conhecem. Descubra-os no nosso artigo.
Artigos e Notícias
Ao longo de tantos anos, a marca passou por momentos históricos que irão ficar gravados para sempre como marcos de inovação na indústria automóvel.
Conheça alguns factos interessantes sobre esta Marca centenária
1. A Citroën produziu armamento para a I Guerra Mundial
Talvez não saiba isto, mas a Citroën, começou por produzir engrenagens. Mais tarde, como muitas marcas do setor automóvel, produziu armamento para a I Guerra Mundial.
Após o final da guerra, André Citroën teve de mudar o seu negócio e voltou-se para a indústria automóvel. Surge então o primeiro automóvel da Marca, o Citroen Type A, construído com base nas técnicas de Henry Ford.
2. O Traction Avant revolucionou a indústria automóvel
Este automóvel deu à Citroën a reputação de ser uma marca inovadora e distinta de todas as outras.
O Traction Avant nasce em 1934 e foi o primeiro carro com carroçaria monocoque, travões hidráulicos, suspensão independente e tracção dianteira.
3. A Citroën usou a Torre Eiffel como Billboard
De 1925 até 1934, André Citroën conseguiu que a Torre Eiffel fosse iluminada com a palavra ‘’Citroën’’. O nome era iluminado com 250 mil lâmpadas e alguns pilotos diziam que a luz era tão forte que a usavam como auxílio para aterrar os aviões.
A intenção de André Citroën era expor uma marca francesa no maior símbolo francês.
4. O Citroën 5CV foi o primeiro carro a percorrer completamente a costa da Austrália
Em 1925, um Citroën 5CV type C torpedo foi conduzido por Neville Westwood à volta de toda a costa australiana entre os meses de agosto até dezembro. O carro está agora em exposição no Museu Nacional da Austrália.
5. O Citroën 2CV foi um Top de vendas durante mais de 40 anos
O Citroën 2cv foi introduzido em 1948 como um meio de locomoção alternativo às populações mais rurais. Tornou-se rapidamente um bestseller pelo seu baixo preço e facilidade de condução, sendo assim um carro muito acessível a qualquer pessoa.
6. O Citroën DS salvou a vida ao presidente francês Charles de Gaulle
Uma das principais características originais do Citroën DS era a suspensão hidropneumática que permitia o carro ajustar a sua altura tendo em conta o peso da carga e o tipo de estrada.
Quando o Presidente Charles de Gaulles deu a independência à Argélia em 1962, um grupo militar independente combinou um atentado ao presidente e abriu fogo ao carro, furando de imediato dois pneus da viatura presidencial. Dada a suspensão do DS, o motorista conseguiu manter a trajetória e escapar ao atentado.
7. O Citroën DS ficou em terceiro lugar na competição de carro do século
O Citroën DS, também conhecido como boca de sapo, ficou em terceiro lugar na competição de carro do Século XX, que decorreu em 1999.
8. O Citroën DS foi votado como o carro mais bonito de todos os tempos
Em 2009, os mais reconhecidos designers de carros de todo o mundo votaram no carro mais bonito de todos os tempos, o resultado foi o Citroën DS.
9. Foram vendidas 12 000 unidades do Citroën DS no dia do seu lançamento
Quando o DS foi exposto no Salão Automóvel de Paris em 1955, as reações do público foram tão boas que num único dia foram realizadas 12 000 pré-reservas deste veículo, e quase 80 000 foram vendidos até ao final da exposição.
10. Os carros da Citroën foram declarados ilegais nos EUA
O maior mercado de exportação do Citroën SM nos anos 70 eram os Estados Unidos da América, que tinham na altura um maior mercado de carros de luxo do que a Europa.
O SM foi considerado carro do ano em 1972, o que não era comum para um carro não- americano.
Várias mudanças foram feitas no modelo para que se enquadrasse na legislação americana, contudo a altura da suspensão não era capaz de cumprir as rígidas regras e, por isso, a Citroën optou por retirar todos os seus veículos daquele mercado, até aos dias de hoje.
11. O Citroën GT tem um valor de mercado de 2.100 milhões
O Citroën GT começou por ser um carro conceito que foi desenhado para o jogo Gran Turismo 5.
Mais tarde, a Citroën associou-se à Poliphany Digital, uma empresa de simulação responsável pelos jogos Gran Turismo e trouxerem o carro do virtual para a realidade.
Foi exposto no Salão Automóvel de Paris em 2008 e está avaliado em 2.100 milhões.
O Grupo FILINTO MOTA é o concessionário Citroën mais antigo do mundo em atividade e orgulha-se de fazer parte da história da Marca quase desde o inicio da sua criação.