A História do Citroën Traction Avant
Tração e revolução são sinónimo de Citroën Traction Avant. Saiba tudo sobre o primeiro veículo produzido em massa com tração aplicada às rodas dianteiras.
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O modelo foi lançado em 1934, após 12 meses do início de produção e de adaptação da fábrica da Javel ao novo processo de fabrico. O objetivo de André Citroën era alcançar um lugar ao sol onde a marca permanecesse durante longos anos. E assim o fez. Com uma carroçaria imponente em aço do tipo “monocoque” autoportante sem chassis independente, suspensão com barras de torção independentes, caixa de velocidades sincronizada com três relações e travões hidráulicos, o Citroën Traction Avant estabeleceu uma nova definição de automóvel e uma nova reputação à Citroën.
O Citroën Traction Avant concentrou em si uma série de inovações tecnológicas que abalaram todos os conceitos técnicos respeitados na altura. O principio de tração nas rodas da frente foi a inovação mais importante para do desenvolvimento automóvel na medida em que ao colocar o peso na secção frontal e reduzi-lo na secção traseira garantiu melhor maneabilidade, melhor aderência das rodas e melhor performance nas curvas. Para além disso, a estrutura de transmissão das rodas traseiras deixa de existir permitindo maior conforto, habilidade e melhor estabilidade devido à redução da altura da posição dos passageiros no automóvel.
Geração Traction Avant
Foram produzidas três gerações Traction Avant: o 7, o 11 e o 15. O modelo 7 foi o primeiro a ser desenvolvido e a sua denominação corresponde à sua potência. Arrecadou um total de 88 mil exemplares e a produção teve o seu término em 1941. Entre 1934 e 1957 foram produzidos cerca de 600 mil exemplares do modelo 11 que contou com uma série de versões desde a berlina, coupé, cabriolet, limousine e familiar. A geração 15 foi produzida entre 1938 e 1956 e rapidamente o denominam de "rei da estrada" devido à sua potência de 16 cv que lhe permitia uma velocidade média constante de 100 km/h.
Há quem acredite que existe uma geração 22 do Traction Avant algures no mundo. O protótipo foi apresentado no Salão de Paris e tratava-se de um desportivo, vermelho, cabriolet. A promessa era de que seria o automóvel mais rápido e seguro do mundo mas o resultado final nunca viu a luz do dia. O modelo nunca mais foi encontrado apesar de ser procurado até hoje pelos entusiastas da marca Citroën.
A geração Traction Avant durou 23 anos e seduziu públicos diferentes em todo o mundo. Os seus modelos, séries e diferentes carroçarias revolucionaram as estradas e a Citroën. Num paradigma económico difícil foi esta criação, liderada por André Citroën, que projetou o sucesso da marca e a catapultou para o futuro do mercado automóvel. O equilíbrio entre a estética e aerodinâmica transformaram-no numa lenda. Os 759 123 exemplares vendidos são a prova da dedicação da Citroën à inovação do Traction Avant e a prova do seu sucesso perante os amantes de automóveis.