Dicas para uma condução segura no Natal e Passagem de Ano
Este Natal e passagem de ano tenha atenção à forma como conduz. Tome nota destas dicas e conduza em segurança durante as festas.
Artigos e Notícias

Todos os anos são registados inúmeros acidentes rodoviários durante o Natal e a noite de Passagem de Ano, relacionados com comportamentos erráticos de muitos condutores. Numa época tão positiva, procure evitar comportamentos que coloquem a sua segurança em risco. Procure conduzir de forma segura nesta quadra especial.
Dicas para uma condução segura no Natal e Passagem de Ano
Atenção à quantidade de álcool que consome
Os excessos cometidos durante o Natal e Passagem de Ano é um dos fatos que necessita maior reflexão da parte dos condutores. A condução sob efeito de álcool é o fenómeno que causa o maior número de vítimas na estrada. Não confie no seu discernimento depois de uma noite de muito champagne! Se planeia beber na ceia natalícia e na Passagem de Ano, planeie também a sua estadia ou utilize um serviço de táxi.
Atenção à condução quando está cansado ou fatigado
Se não consome bebidas alcoólicas, saiba que conduzir depois de uma noite tão fatigante como a do Natal ou Passagem de Ano, também afeta a sua capacidade cognitiva, preceptiva e motora. Deve repousar antes de conduzir e efetuar paragens, se a viagem for longa. Opte por passar a noite num hotel com a família e volte à estrada depois de uma noite de descanso.
Cuidado com o reboliço da caça às prendas de Natal
Durante esta época natalícia, as pessoas tendem a estar mais ocupadas e circulam de forma apressada para as grandes superfícies comerciais para comprar os últimos presentes de natal para a prima, o sobrinho e a cunhada que só confirmaram a presença ao último minuto. A intensificação do trânsito requer maior distância de segurança e velocidade controlada. Não coloque a sua segurança em risco e lembre-se: mais vale tarde do que nunca!
Deixe as mensagens de boas festas fora da condução
Deseje “Um Feliz Natal e Bom Ano Novo” à família, amigos, vizinhos ou conhecidos enquanto não conduz. Utilizar o telemóvel durante o exercício de condução diminui a sua capacidade de atenção e perceção perante os obstáculos do seu percurso. É um comportamento de risco na estrada que, para além de ser punível por lei, aumenta o risco de sofrer um acidente rodoviário.
Cuidado com a neve e o gelo
As temperaturas que se fazem sentir nesta época do ano tornam propícios fenómenos como a neve e o gelo. A ideia de um Natal branco pode ser muito engraçada, se estiver a observar o fenómeno da janela de casa. Na estrada, tenha especial atenção aos pneus e iluminação do seu automóvel e, se possível, evite circular em pisos com neve ou gelo.