Citroën Oli: futuro da mobilidade elétrica para todos
A nova identidade da Citroën representa a mobilidade elétrica acessível a todos e a nova viatura conceptual da marca, o Oli, é a materialização disso mesmo.
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O AMI foi o primeiro passo da Citroën para a democratização do elétrico e agora, com este concept car que é ‘’um laboratório sobre rodas’’, a marca desafiou-se a romper a tendência da indústria automóvel na criação de SUVs pesados, complexos e caros.
Quando o mais é menos
O foco na concepção do Oli foi converter o ‘’mais’’ no ‘’necessário’’. Através da redução do peso e complexidade do carro, foi possível aumentar a eficiência, versatilidade e acessibilidade. A Citroën acredita que é altura de criar viaturas mais puras e honestas, mais simples e mais baratas, para que o veículo elétrico não seja um produto exclusivo para as classes mais altas.
A simplicidade não implica menos preocupação com o detalhe, pelo contrário. Os componentes do Oli foram pensados para melhorar a vida do seu utilizador, através de uma abordagem mais pragmática. A redução de várias componentes e da sua complexidade, tornou este carro bastante mais leve comparado à maioria dos SUVs, pesando apenas 1000 Kg. Consequentemente, este veículo necessita apenas de uma bateria de 40 kWh para oferecer uma autonomia estimada de 400 Km. Para além disso, a marca promete um carregamento de 20% a 80% em apenas 23 minutos.
O Citroën Oli foi pensado numa perspetiva de economia circular e, por isso, maximizar a sua longevidade e durabilidade é prioritário. Muitos dos componentes são facilmente trocados e por isso o veículo mantém-se ‘’novo’’ durante mais tempo e pode passar de dono para dono com poucos sinais de uso.
Este veículo é também uma casa longe de casa. Imagine que vai de férias e quer ligar um pequeno frigorífico, um secador ou outro equipamento, o Oli permite-lhe isso. Tendo em conta a sua bateria de 40 kWh e uma tomada de 3.6 kW, consegue fornecer energia a um equipamento de 3000w durante 12 horas (Vehicle to Load).
Design disruptivo
A silhueta pouco convencional e futurista do Citroën Oli causa impacto à primeira vista. Pierre Leclerq, Diretor de design da Citroën, afirma que este veículo foi pensado para as famílias que não vêm um carro como sinal de status, portanto, na sua conceção, houve especial atenção para que a forma seguisse a função, realçando o caráter utilitário do Oli. Apesar de ser um SUV, as suas dimensões não são exageradamente grandes, tendo 4.20 m de comprimento, 1.65 m de altura e 1.90 m de largura.
O Citroën Oli foi concebido para facilitar o dia a dia dos seus utilizadores. Assim, quer seja para carregar mobília, pranchas de paddle ou montar uma tenda no tejadilho, este veículo está sempre pronto dado o seu carácter multifuncional.
Os painéis exteriores do Oli são compostos por materiais reciclados, duradouros e fortes, mas ainda assim leves. As portas são idênticas de ambos os lados, apresentam um corpo leve e simples, e, por isso, são fáceis de produzir e montar. Reduzir a sua complexidade poupou cerca de 7 kg em cada porta.
Menos peso, mais liberdade
O veículo foi pensado ao detalhe (ou quilo a quilo). Os bancos usam 80% menos material do que um banco tradicional, são feitos de materiais reciclados e transmitem uma simplicidade e leveza que conferem ao veículo harmonia. Para além disso, podem ser facilmente trocados ou personalizados de acordo com o gosto dos seus utilizadores. No Oli até as colunas de som são amovíveis, pode assim parar o seu carro, para um piquenique, por exemplo, e desfrutar de uma boa música sem ter de levar uma coluna de casa.
Neste carro os tradicionais tapetes também desapareceram. O chão é coberto com uma borracha produzida pela empresa BASF, extremamente resiliente, leve e resistente à abrasão. Tal como uma grande parte dos componentes, pode ser substituído quando necessário.
As rodas e pneus do Oli são também uma inovação. A Citroën, em parceria com a Goodyear, criou um novo protótipo de roda híbrida com um pneu conceptual, sustentável e inteligente. Como as rodas inteiras de alumínio são caras e consomem muita energia para produzir e as rodas inteiras de aço são pesadas, foi tomada a decisão de misturar os dois materiais. As rodas híbridas resultantes são 15% mais leves do que a roda de aço completa equivalente, contribuindo para uma redução de peso total do veículo de 6 kg. O composto do pneu é feito quase todo de materiais sustentáveis ou reciclados.
Suportado pelo uso de materiais responsáveis e um modo de produção sustentável, a marca criou um veículo zero emissões que se adapta a múltiplos estilos de vida.
Vincent Cobée, CEO da Citroen, afirma:
‘’O Citroën Oli representa a nossa missão de mobilidade: responsável, descomplicado e economicamente acessível para o seu dia a dia, sem deixar de ser ambicioso, desejável e prazeroso.
É a nossa inspiração para a solução que queremos ter como o único veículo que a sua família precisará daqui a dez anos.’’
O Grupo FILINTO MOTA, como o concessionário Citroën mais antigo do mundo em atividade, junta-se à Marca nesta que é a missão de oferecer a mobilidade elétrica para todos, e, por isso, estamos totalmente disponíveis para o ajudar a encontrar a melhor solução na gama de elétricos para si.