• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
Pesquisar
Localizações e Contactos
Chamada Gratuita 800 225 588
  • Procurar Novos e Usados
    Viaturas
  • As Nossas
    Marcas
  • Produtos e Serviços
    Oficina
  • Promoções e Destaques
    Campanhas
Bem vindo
Menu
Redes sociais:
Menu
  • Mobilidade Elétrica
  • Recomendador Auto
  • Comparador Viaturas
  • Clientes Profissionais
  • Avalie a sua retoma
  • Venda o seu Carro
  • Produtos Complementares
  • Seguros
  • First Rent A Car
  • Artigos e Notícias
  • Grupo FILINTO MOTA
Localizações e Contactos
Redes sociais:

Subscreva a nossa newsletter

Partilha
Filinto Mota > Artigos e Notícias > Citroën DS: um veículo revolucionário

Citroën DS: um veículo revolucionário

De Paris ao resto do mundo, ninguém ficou indiferente ao Citroën DS. Conheça as razões por detrás do fascínio em torno do “boca de sapo".

Artigos e Notícias

Clássicos

Citroën DS branco de perfil
O “boca de sapo”, nome pelo qual é popularmente conhecido em Portugal, nasceu em 1955 da parceria do designer italiano Flaminio Bertoni e do engenheiro francês André Lefèbvre. É, desde o primeiro dia, o menino dos olhos da Citroën e prova disso foi o sucesso de vendas na apresentação do veículo no salão de automóveis de Paris. Não é para menos. Imaginar esta viatura nas estradas de Paris em 1955 é como imaginar uma nave espacial nas ruas em 2016.

Considerado um carro avant-gard, o Citroën DS foi um projeto de grande inovação tecnológica no qual foram inseridas novas componentes como um sistema hidráulico na suspensão do carro para permitir um sistema de auto-nivelamento. Esta particularidade permitiu uma maior aderência aos diferentes tipos de piso da estrada, o que proporcionou maior qualidade de deslocação aos seus condutores. Trocando isto por miúdos, a viatura tinha uma suspensão que permitia ao condutor baixar ou subir a altura do carro em relação à estrada. Para além disso, os faróis movimentam-se de acordo com a direção do volante e a buzina possui dois sons diferentes que pode utilizar mediante o local onde se encontra (cidade ou estrada). Incrível não é?

A fama do menino-prodígio da Citroën chegou além fronteiras e não deixou ninguém indiferente. Foi considerado o carro mais bonito de todos os tempos pela revista Car Classic & Sports e participou no filme Scarface com Al Pacino. Para além destes factos enaltecerem a sua reputação, o que teve mais impacto na imagem do “boca de sapo” foi o episódio da tentativa de assassinato de Charles de Gaulle. O Presidente ia abordo de um DS quando o veículo, não blindado, foi baleado e, mesmo assim, continuou a circular a grande velocidade permitindo a Gaulle fugir do local.

A Deusa, nome resultante da pronunciação em francês “Déesse”, foi um marco importante na reconstrução da identidade francesa no período pós guerra mundial. Contribuiu para a relevância tecnológica da França no clima de Guerra-fria e criou os alicerces para o crescimento da Citroën a nível internacional.

O "Boca de Sapo" em Portugal

Traseira do Citroën DS 21 branco

O “boca de sapo” era produzido em Portugal na unidade da Citroën em Mangualde e algumas versões do automóvel são precisamente conhecidas pelo nome da localidade. A relação próxima do nosso país com o DS começou na presidência que o consagrou como o carro oficial dos (na altura) chefes de estado. O seu carácter eclético, associado às elites sociais fez com existisse a necessidade de produzir uma gama mais luxuosa para poder responder ao estatuto das personalidades que dele usufruíam. Preto, revestido a couro, com um vidro de baixar que separa o condutor do banco traseiro… Assim é apresentada a gama DS Prestige. Equipado com um intercomunicador para comunicar com o condutor, auto-rádio e telefone, esta versão do veículo foi especialmente criada a pensar nas elites.

O Conselho de Ministros de Portugal também se rendeu ao modelo Prestige e o próprio Marcelo Caetano adotou-o como o seu meio de locomoção. Aquando da Revolução de Abril o veículo de Marcelo encontrava-se nas instalações da Citroën por motivos técnicos e lá permaneceu durante o golpe de estado. Hoje pertence a um dos milhares de admiradores que colecionam o modelo.

Passado um ano do fim da ditadura em Portugal, a Citroën dita o fim do modelo DS. Em Abril de 1975 é fabricado o último “boca de sapo” e encerra-se, deste modo, um dos capítulos mais gloriosos e inovadores da história da marca e da história do automóvel. Apesar de ser o fim da produção de uma máquina insubstituível, o seu legado continua vivo através dos exemplares dos seus, mais do que muitos, admiradores.

O Citroën DS despertou paixões que se estenderam até aos dias de hoje. É um estilo de vida para os apaixonados pelo modelo, símbolo da industrialização francesa para o mundo e um hino da Citroën para o mercado automóvel.

Descubra toda a Gama Citroën
nos Stands FILINTO MOTA.

CITROËN

Artigos relacionados Saber mais >

Novo Citroën C3 é eleito
Carros Novos

Novo Citroën C3 é eleito "Carro do Ano 2025" em Portugal

O Novo Citroën C3 conquistou o prestigiado título de "Carro do Ano 2025" em Portugal no Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de...
13 Março, 2025
Citroën reforça garantia de fábrica com cobertura até 8 anos
Carros NovosNotícias Auto

Citroën reforça garantia de fábrica com cobertura até 8 anos

A Citroën reforçou a sua garantia de fábrica com o novo programa “Citroën We Care” que oferece até 8 anos adicionais de cobertura.
18 Fevereiro, 2025
Marcas de automóveis mais vendidas em Portugal em 2024
Notícias Auto

Marcas de automóveis mais vendidas em Portugal em 2024

O mercado automóvel nacional cresceu 5,6% face ao ano passado. Descubra quais as marcas que mais automóveis novos venderam em Portugal em 2024.
2 Janeiro, 2025

Carros Usados

Carros Usados

Encontre a viatura Usada Ideal para si.
Concessionário Oficial das Marcas Citroën, Peugeot, Opel, DS Automobiles, Fiat, Abarth, KIA, Mitsubishi, Fuso, KGM, XPENG, Dongfeng e VOYAH no Porto, Matosinhos, Braga, Guimarães, Maia e Famalicão.

Viaturas Novas

Concessionários Oficiais das Marcas Citroën, Peugeot, Opel, DS, Fiat, Abarth, Leapmotor, Kia, Mitsubishi, Fuso, KGM, XPENG, Dongfeng, VOYAH e Farizon.
oficina

Oficina

Faça já a sua marcação de serviço ou solicite um orçamento gratuito.
Avaliamos a sua retoma

Avalie a sua Retoma

Obtenha uma avaliação rápida e justa da sua retoma.
Chamada Gratuita 800 22 55 88
  • Pesquisar Novos ou Usados
    Viaturas
  • As Nossas
    Marcas
  • Produtos e serviços
    Oficina
  • Promoções e Destaques
    Campanhas
  • Onde Estamos
    Localizações e Contactos
  • Mobilidade Elétrica
  • Comparador de Viaturas
  • Clientes Profissionais
  • Venda o seu carro
  • Produtos Complementares
  • Seguros Protector
  • First Rent A Car
  • Artigos e Notícias
  • Recrutamento
  • Grupo FILINTO MOTA

Subscreva a nossa newsletter

© 2023 Grupo Filinto Mota – Todos os direitos reservados

Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos de Utilização | Arbitragem de Conflitos de Consumo | Livro de Reclamações Electrónico | Canal de Denúncias | Intermediação de Crédito

O nosso site utiliza Cookies para fins de navegação, performance, funcionalidade e marketing. Ao continuar a navegar está a aceitar a sua utilização. Saber maisFechar