10 Dicas para comprar carros usados
Não tem experiência na compra de carros usados e receia “meter o pé na argola”? Não se preocupe, nós damos as dicas certas para que coloque o pé… no acelerador de um bom automóvel!
Artigos e Notícias
Comprar carros usados é a solução para aqueles que precisam de uma viatura mas o orçamento não permite um automóvel novo ou para aqueles que, simplesmente, não querem despender um valor muito elevado na compra de um novo automóvel. A boa notícia é que existem carros de todos os preços, cores e feitios.
Para comprar carros usados...
1. Estipule um orçamento. Faça as contas e veja quanto pode gastar num automóvel. Assim é mais fácil restringir a sua escolha e não perde tempo a pensar em carros que estão fora do seu alcance.
2. Opte por comprar carros usados num stand. Para além de garantir que o veículo funciona (pelo menos), garante que é um veículo que passou por um processo de seleção e recondicionamento e está em ótimas condições. Se esta ideia é do seu agrado veja os carros usados Filinto Mota.
3. Analise todos os documentos referentes ao veículo que está a pensar comprar. Certifique-se de que toda a documentação está em ordem e que não é furtado ou tem alguma situação legal pendente.
4. Faça um Test-drive antes de comprar o carro. Precisa de dicas para testar o veículo?
5. Atenção à quilometragem! Nunca é demais referir que a quilometragem é a premissa com maior peso na compra de carros usados. Não é recomendável comprar um carro com mais quilómetros de rodagem que uma nave espacial pois o mais provável é que, mais tarde, a conta da oficina o faça ver estrelas.
6. Caso decida comprar um carro usado diretamente ao proprietário da viatura tome as devidas precauções. O ideal seria comprar o carro de um amigo seu ou alguém que conheça. Se tal não for possível, na hora de fechar o negócio faça-se acompanhar de alguém que perceba de mecânica para se certificar que a viatura está em bom estado.
7. Não tome decisões por impulso. Respire fundo, pense no assunto e volte no dia seguinte. Ainda gosta do carro em questão? Então compre-o!
8. Faça uma análise do estado de conservação do veículo tendo em conta as componentes externas e internas do mesmo. Esteja atento a possíveis danos na carroçaria e no interior do veículo que possam ser identificados a olho nu. Se optar por comprar o veículo num stand tem sempre a garantia de que este já foi inspeccionado por uma oficina especializada.
9. Depois de decidir qual o carro que vai comprar simule quanto irá pagar de seguro. Garanta que não irão surgir surpresas na hora de somar o total da sua compra. Deste modo, fará uma compra consciente e informada.
10. Compre um carro usado que se adeqúe às suas necessidades. Pense muito bem no que realmente quer, mas principalmente, no que necessita. Um coupé, cabriolet ficaria muito bem na sua garagem, mas se não pode transportar as crianças, o cão e os itens do dia-a-dia no veículo, o melhor é mesmo optar por outro.