Novos radares de velocidade média: saiba onde estão e como funcionam
Os novos radares de velocidade média vão entrar em funcionamento a partir de setembro. Saiba onde serão instalados e como funcionam.
Artigos e Notícias

Como funcionam os novos radares de velocidade média?
Ao circular numa estrada com o limite de velocidade de 100 km/h, o radar de velocidade média regista a matrícula do veículo e a hora de passagem no ponto A e, mais à frente, no ponto B no trajeto. O radar calcula o tempo e a velocidade média que o veículo demorou a percorrer do ponto A ao ponto B com base na hora de entrada e saída do trajeto. Se o veículo completar a distância entre os dois pontos num tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que não cumpriu o limite de velocidade.
Onde estão os novos radares de velocidade média?
A partir de 1 de setembro o SINCRO duplica a sua capacidade para 123 locais de controlo de velocidade. Entram em funcionamento 37 novos radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO): 12 novos radares de velocidade média, identificados com o sinal de trânsito H42, nas estradas nos concelhos de Mealhada/Anadia, Águeda, Braga, Figueira da Foz, Loures, Vila Franca de Xira, Sintra, Paços de Ferreira, Marco de Canavezes/Penafiel, Trofa, Santarém e Montijo e, ainda, mais 25 radares de velocidade instantânea.