O hábito de conduzir na faixa do meio
Se tem o hábito de conduzir na faixa do meio ou conhece alguém que o faça, saiba quais as consequências de conduzir nesta faixa.
Artigos e Notícias

Por razões desconhecidas, a faixa do meio é a preferida dos condutores portugueses. No entanto, a forma correta de circular em vias com várias faixas é utilizar a via de trânsito da direita e libertar as vias da esquerda para quem pretende realizar ultrapassagens. Continua a acreditar que tem poder de escolha? Saiba porque não deve conduzir na faixa do meio.
Porque não deve conduzir na faixa do meio?
Conduzir na faixa do meio é, não só irritante para os restantes condutores, mas perigoso também. Ao fazê-lo está a dificultar as manobras de ultrapassagem, o que poderá causar um acidente rodoviário.
Além disso, como as vias da direita são utilizadas para manobras, os condutores na retaguarda podem surgir com maior velocidade e não terem tempo de reagir para evitar o embate no seu veículo. Assim, o mais seguro para si será conduzir na faixa da direita.
Outra razão pela qual deve deixar a faixa do meio em paz é uma coisa chamada Código da Estrada, segundo o qual esta ação representa uma contraordenação muito grave.
Consequências de conduzir na faixa do meio
Sim, senhores condutores este tipo de comportamento tem consequências. Segundo o Código da Estrada, Lei nº 265-A/ 2001, Artigo nº 14:
Pluralidade de vias de trânsito
1 — Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção.
2 — Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3 — Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €60 a €300.
Agora que está informado em relação à circulação em estradas com mais do que uma via de trânsito, faça o favor de parar de conduzir na faixa do meio. Os restantes condutores agradecem!