Citroën entra oficialmente na Fórmula E com o Monolugar GEN3 Evo
A Citroën revela o Monolugar GEN3 Evo que irá representar a marca francesa no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E.
Artigos e Notícias

Com mais de 60 anos de paixão pelo automobilismo, a Citroën dá início a uma nova era elétrica, alinhada com o seu compromisso com a mobilidade responsável e inovadora. A equipa será liderada por Cyril Blais, diretor técnico com um percurso sólido na Fórmula E, e contará com dois pilotos de topo: o francês Jean-Éric Vergne, bicampeão da categoria, e o neozelandês Nick Cassidy, um dos grandes talentos da atualidade. Os primeiros testes oficiais estão marcados para 27 de outubro em Valência, antes da estreia no e-Prix de São Paulo, a 6 de dezembro.
Xavier Chardorn, CEO da Citroën afirma que “Estamos muito orgulhosos por integrar, de forma oficial, o Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E. Chegamos com a mesma cultura de vitórias que permitiu à Citroën impor-se sempre que abordou um novo campeonato, seja no Rally Raid, no WRC ou no WTCC. O automobilismo é uma área que há mais de 60 anos tem moldado a história e a lenda da Citroën. É o que faz bater os corações da paixão pelo ‘motorsport’. Ao ingressarmos numa competição 100% elétrica, responsável e empenhada, partilhamos valores fortes e voltados para o futuro”.
Monolugar Citroën GEN3 Evo:
uma síntese de potência e eficiência
Desenvolvido diretamente no coração da Stellantis Motorsport, em Satory, sob a direção de Jean-Marc Finot, o GEN3 Evo representa o auge da engenharia elétrica aplicada à competição. Com um chassis ultraleve em fibra de carbono e apenas 859 kg, o monolugar alia agilidade e segurança, oferecendo uma dinâmica comparável à dos modelos de combustão, mas com zero emissões.
O GEN3 Evo é o monolugar elétrico mais rápido alguma vez inscrito num campeonato da FIA. Equipado com um motor elétrico de 350 kW (470 cv), acelera dos 0 aos 100 km/h em 1,86 segundos e atinge os 320 km/h. Entre as inovações, destaca-se a utilização de dois motores elétricos, permitindo recuperar até 600 kW de energia na travagem, ou seja, quase 50% da energia consumida durante uma corrida.
O design está à altura da performance. O monolugar exibe uma pintura tricolor — vermelho, branco e azul — que representa três promessas: paixão, tecnologia e orgulho francês. O vermelho simboliza o espírito competitivo da Citroën, o branco remete à inovação, e o azul é referente à energia elétrica que define esta nova era da marca.
A Citroën acelera rumo a um futuro elétrico
A entrada na Fórmula E representa mais do que uma aposta desportiva, é um manifesto da visão da Citroën para o futuro da mobilidade. A marca vê neste campeonato uma plataforma perfeita para partilhar valores de inovação, sustentabilidade e emoção, além de reforçar a sua ligação com o público jovem e urbano.
Com 18 corridas em 12 países, a Fórmula E oferece grande exposição internacional e uma oportunidade de mostrar o “savoir-faire” francês num contexto competitivo e tecnologicamente avançado. As corridas urbanas, realizadas no coração das cidades, tornam o desporto mais acessível, interativo e próximo do público, uma filosofia que espelha o espírito democrático da Citroën e o seu foco em mobilidade acessível e elétrica.