Como carregar Carros elétricos e Híbridos Plug-in
Conheça as soluções disponíveis para carregar carros elétricos e híbridos plug-in.
Artigos e Notícias

A transição para a mobilidade elétrica exige, no entanto, a adaptação a novos procedimentos associados à utilização de carros elétricos e híbridos plug-in, nomeadamente, o carregamento do veículo. Conheça os modos de carregamento disponíveis para veículos eletrificados e como funcionam.
Como carregar Carros Elétricos e Híbridos Plug-in
Carregamento em tomada doméstica ou industrial (Modo 1)
Corrente AC
O carregamento em Modo 1 é realizado em tomada doméstica ou industrial, geralmente como as utilizadas nos eletrodomésticos usados no dia-a-dia. Tendo em conta que este sistema não foi pensado especificamente para o carregamento de um carro elétrico ou híbrido plug-in, o processo é lento e necessita de um disjuntor diferencial residual para garantir a segurança do sistema elétrico da casa e do veículo.
Carregamento em tomada doméstica ou industrial (Modo 2)
Corrente AC
O carregamento em Modo 2, também é realizado em tomada doméstica ou industrial, mas necessita de um equipamento intermediário entre a fonte de energia e a viatura que incluí um cabo de carregamento e uma caixa de comando para garantir um carregamento seguro. Este método permite que um veículo que exige um carregamento em Modo 3, possa ser carregado em tomada doméstica.
Carregamento em Walbox (Modo 3)
Corrente AC
O carregamento em Modo 3 está dependente da instalação de um posto de carregamento, também conhecido como Walbox, que garante uma maior segurança dos utilizadores face às potências de utilização, minimiza erros de manipulação e garante isolamento elétrico. Para garantir a melhor solução de carregamento de um carro 100% elétrico ou híbrido plug-in em Modo 3, deverá ter em conta os seguintes fatores: potência elétrica contratada/disponível, potência do carregador On Board e capacidade da bateria da viatura.
Postos de Carregamento Rápido (Modo 4)
Corrente DC
O carregamento em Modo 4 é realizado em Postos de Carregamento Rápido que utilizam corrente contínua (DC) em vez de corrente alternada (AC) como os Modos 1,2 e 3. Neste modo, a energia é diretamente enviada para a bateria da viatura e em maior quantidade (KW), o que se traduz em maior velocidade de carga e menor tempo de carregamento. Estes sistemas estão, geralmente, localizados em postos de serviço e permitem efetuar carregamentos rápidos dos 0% aos 80% da capacidade das baterias.