Como evitar a Desvalorização do seu Carro
O preço de revenda de um automóvel é afetado por diversos fatores. Veja as nossas dicas e saiba como evitar a desvalorização do seu carro.
Artigos e Notícias

Na hora de vender o seu Carro Usado há uma série de fatores que determinam o seu valor. Todos sabemos que um carro começa a desvalorizar a partir do momento que sai do concessionário. Para que não fique desiludido com o preço de revenda do seu Carro Usado e para evitar que este tenha uma depreciação maior do que a média do mercado, tenha atenção ao modo como cuida do seu carro. Lembre-se que todas as componentes que estiverem em ótimo estado são pontos a seu favor, logo um Carro Usado bem conservado facilitará o processo de revenda. Veja os nossos concelhos para evitar a desvalorização do seu carro.
Dicas para reduzir a desvalorização do seu carro
- Pintura: Tenha especial atenção à pintura do seu carro. Danos, riscos e batidas devem ser reparados o mais rápido possível. Para além disso, mantenha sempre o carro limpo pois o pó e areias acumuladas no exterior também podem causar danos. Uma pintura cuidada valoriza o seu automóvel e salta à vista de potenciais compradores. Tente, também, proteger o exterior do seu carro de danos provocados pelas condições atmosféricas ao mantê-lo numa garagem.
- Interior: Já ouviu dizer que o que conta é o interior? O mesmo se aplica aos automóveis. Certamente não compraria um carro com os estofos estragados, sujo e com materiais deteriorados. Então mantenha o interior do seu carro limpo e cuidado para evitar uma maior desvalorização. Limpe os estofos regularmente e utilize um produto adequado para limpar os materiais do interior do seu carro.
- Motor: O motor é o coração da máquina. É muito importante que mude o óleo, verifique o filtro e velas do motor de seis em seis meses (dependendo dos quilómetros rodados). Não se esqueça de verificar, também, a bateria. O pesadelo de qualquer comprador seria comprar um carro com problemas no motor, por isso e de modo a evitar a desvalorização do seu carro, mantenha o coração do seu veículo saudável.
- Quilometragem: Este é um dos fatores mais determinantes na desvalorização do seu carro. Para quem está interessado em comprar carros usados esta é a primeira característica a ser verificada. Certamente que um carro com alguns anos de utilização vai ter alguns quilómetros, mas quantos menos tiver melhor pois os quilómetros são mais relevantes para a desvalorização do seu carro do que propriamente a “idade” do veículo.
- Extras: Gostos não se discutem. O que é bonito para uns não é, obrigatoriamente, bonito para outros. Muito cuidado com os extras que coloca no seu veículo. Os extras que colocou podem ser caros e aumentar o valor do seu veículo mas diminuem o número do potenciais compradores. Para que este fator não contribua para uma maior desvalorização do seu carro escolha extras que sejam úteis e que possam agradar a um grande número de compradores.
- Inspeções: Isto não é uma dica é uma lei. Faça sempre as inspeções nos prazos regulamentados e mantenha este fator sempre atualizado. O selo e outras questões relacionadas com a regulamentação automóvel também devem estar em dia. Se o fizer, para além de evitar a desvalorização do seu veículo, evita situações desagradáveis.
- Condução: O estilo de condução influencia a conservação do seu carro. Conduza de forma segura e cuidada. Praticar uma boa condução pode aumentar o tempo de conservação de certas componentes do seu automóvel como o motor e os pneus. Além disso, comportamentos irrefletidos e menos seguros podem causar acidentes e estragos no seu veículo. O número de sinistros tem peso na hora de revenda do seu automóvel. Conduza adequadamente e reduza a desvalorização do seu carro.