Kia junta-se à "The Ocean Cleanup" para limpar os oceanos
A Kia, em parceria com a The Ocean Cleanup, avança com projeto de grande escala ao nível da sustentabilidade ambiental para exploração de soluções de limpeza dos oceanos.
Artigos e Notícias

O protocolo que formaliza a ligação de sete anos entre as duas organizações foi assinado na sede da Kia, em Seoul, pelo presidente e CEO da Kia Corporation, Ho Sung Song, e pelo fundador e CEO da The Ocean Cleanup, Boyan Slat. O objetivo desta parceria traduz-se na exploração de soluções mais eficazes no que diz respeito à limpeza dos oceanos, contribuindo assim para um futuro mais sustentável.
Relativamente à captura direta no mar, a The Ocean Cleanup está a desenvolver sistemas de grande amplitude que permitem a concentração dos plásticos, de forma a poderem ser retirados periodicamente. A organização desenvolveu também um dispositivo filtrante, chamado de Interceptor™, que captura e extrai objetos de plástico das águas fluviais.
A Kia vai prestar apoio financeiro tanto às operações de remoção de plástico dos oceanos, como à construção de dispositivos Interceptor™. Além disso, pretende criar um sistema de circulação de recursos que visa a integração dos plásticos recolhidos nos processos de produção.
Este acordo também conta com o fornecimento de quatro veículos elétricos à sede da organização, sendo um deles um EV6 e os restantes Niro EV. Em contrapartida, a The Ocean Cleanup oferece uma parte do plástico recolhido, assim como os resultados dos estudos.
Ho Sung Song, CEO da Kia, referiu que “A visão da Kia quanto a um futuro sustentável não reside apenas no desenvolvimento dos seus modelos e respetivas áreas de produção - foca-se também na promoção de transformações positivas para o planeta”, acrescentou ainda que “A Kia vai continuar a apoiar movimentos inspiradores através de parcerias com entidades como a The Ocean Cleanup, que apresentem tecnologias e ideias inovadoras”.
Esta parceria reflete muito bem a visão empresarial da Kia, que se quer afirmar como fornecedora de soluções de mobilidade sustentável. A marca além de criar e impulsionar um “Ciclo de Reciclagem Virtuoso”, que tem como objetivo diminuir o impacto ambiental do desmantelamento de veículos em fim de vida, planeia também aumentar a sua percentagem de reutilização de plástico para os 20% até 2030.
Em novembro de 2021 no Salão da Mobilidade de Seoul, a Kia deu um grande passo, aquando da apresentação do novo Niro, uma vez que o novo modelo apresenta materiais sustentáveis desenvolvidos a partir de papel de parede reciclado, folhas de eucalipto e tinta à base de água para minimizar o seu impacto no ambiente e diminuir o desperdício. Além da marca tencionar aumentar a aplicação de materiais sustentáveis a um crescente número de componentes dos seus automóveis, pretende também acabar com a utilização de couro de origem animal em toda a gama.