5 Dicas para evitar os ângulos mortos
Saiba quais as 5 dicas que pode implementar na sua condução para evitar os ângulos mortos.
Artigos e Notícias

Os ângulos mortos dependem do tipo de veículo, no entanto há alguns que são comuns a todos os veículos. Os espelhos retrovisores exteriores não conseguem dar uma visão total ao condutor, sobretudo quando se trata de uma moto ou bicicleta. Este é o ângulo morto mais comum. O espelho retrovisor interior gera um ângulo morto, geralmente, quando o relevo é acidentado e existem cruzamentos de estradas com diferentes declives, podendo alguns elementos ficarem escondidos. Além disso, o pilar do para-brisas impede a visibilidade num determinado ângulo.
Atualmente, a maioria dos veículos já incorpora o sistema BLIS (Blind Spot Information System) que utiliza câmaras, ultra-sons ou até radares incorporados no veículo, que permitem detetar a presença nas áreas em que o retrovisor não permite ver, emitindo sons ou avisos luminosos. Apesar da maioria dos carros novos ter este sistema, ainda existem muitos outros sem ele e por isso é importante ter em atenção a estas dicas.
5 Dicas para evitar os ângulos mortos
Ajustar o assento e o espelho retrovisor interior
Garantir que o assento e o espelho retrovisor interior estão ajustados permite-lhe ter uma boa visibilidade sobre a estrada e o ambiente circundante.
Regular os espelhos retrovisores laterais
Quanto menos área do carro conseguir ver no espelho, mais campo de visão terá. No entanto, convém certificar-se que vê pelo menos o final do seu veículo porque é importante ter referência espacial do mesmo.
Sinalizar devidamente todas as manobras
Deve acionar as luzes de mudança de direção antes de iniciar as manobras, de forma a permitir aos outros condutores saberem quais são as suas intenções.
Verificar o campo de visão
Ultrapassagens ou mudanças de via são as manobras que implicam maior risco de colisão. De forma a evitar acidentes deve virar ligeiramente a cabeça e chegar-se um pouco mais à frente ao olhar pelo retrovisor. Estas ações devem ser rápidas e sem alterar a direção do veículo.
Identificar os ângulos mortos da sua viatura e das viaturas à sua volta
Deve conhecer a sua viatura e observar as viaturas à sua volta de forma a saber quais são os ângulos mortos das mesmas, para poder praticar uma condução defensiva.