• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
Pesquisar
Localizações e Contactos
Chamada Gratuita 800 225 588
  • Procurar Novos e Usados
    Viaturas
  • As Nossas
    Marcas
  • Produtos e Serviços
    Oficina
  • Promoções e Destaques
    Campanhas
Bem vindo
Menu
Redes sociais:
Menu
  • Mobilidade Elétrica
  • Recomendador Auto
  • Comparador Viaturas
  • Clientes Profissionais
  • Avalie a sua retoma
  • Venda o seu Carro
  • Produtos Complementares
  • Seguros
  • First Rent A Car
  • Artigos e Notícias
  • Grupo FILINTO MOTA
Localizações e Contactos
Redes sociais:

Subscreva a nossa newsletter

Partilha
Filinto Mota > Artigos e Notícias > J’aime, J’aime, J’aime Citroën BX

J’aime, J’aime, J’aime Citroën BX

O que há para não amar no Citroën BX? Fique a conhecer o percurso do mais eficiente, económico e confortável carro familiar.

Artigos e Notícias

Notícias Auto

Frente do Citroën BX 14 RE
Lançado em 1982, o Citroën BX teve um percurso um pouco peculiar. O automóvel produzido pela Citroën foi, inicialmente, um projeto da sueca Volvo chamado “Tundra”. O protótipo que não viria a ver a luz do dia foi, então, salvo pela vanguardista Citroën que viu potencial no modelo. E assim começaram os 12 anos de vida do Citroën BX.

“J’aime, J’aime, J’aime” foi o slogan lido e ouvido pelo mundo aquando da divulgação do Citroën BX e visto que o modelo foi um best-seller da marca francesa, toda a gente “amou, amou, amou” o automóvel. Não sabemos se foi amor à primeira vista mas tendo em conta o design do moderno hatchback caracterizado pelos painéis de plástico, obra de Marcello Gandini, a estética impressionou com certeza. Como o interior também conta, no habitáculo do Citroën BX destacavam-se as linhas retas, simples e avant-garde para os anos 80.

J’aime a performance do Citroën BX

Perfil do Citroën BX cinza

O coração do Citroën BX pertenceu às edições de motorizações Diesel XY, TU e XU do Grupo PSA de 1360 cc, 1580 cc, 1905 cc e, em Portugal, disponível também com 1124 cc. As versões 1.1. e 1.4 dispunham do motor X da PSA e a 1.6 tinha o motor XU. O modelo estava equipado com a famosa suspensão hidropneumática da Citroën e travões de disco dianteiros e traseiros. O favorito, no entanto, foi o Citroën BX Turbo Diesel que conquistou todos com a sua performance na estrada, conforto e eficiência.

J’aime as versões desportivas do Citroën BX

Traseira do Citroën BX 14 RE

Foram produzidas algumas versões desportivas do Citroën BX focadas, especialmente, na performance do veículo. Em 1985, foi produzido o Citroën Sports, a versão mais poderosa do modelo, com um motor otimizado, asa traseira, saias laterais e rodas maiores. Em simultâneo, foi lançado o Citroën GT com motor 1.9 L da Peugeot. Mais tarde, a versão GTi com 1.9 L de 8 válvulas com spoiler, nova barra estabilizadora que atingia 189km/h e o GTi com motor de 16 válvulas – o primeiro automóvel francês com esta característica a ser produzido em massa.

Interior do Citroën BX

Por último, mas não em último, ao enumerar as versões desportivas do Citroën BX, é impossível não mencionar o 4TC. Conhecido pelo longo nariz devido à posição do seu motor de 2,155 cc, suspensão hidropneumática e caixa de velocidades do Citroën SM, o modelo entrou em competição de Rally em 1986. Atualmente, são muitos os que procuram os poucos exemplares que restam desta versão especial do BX.

A história de 12 anos do modelo BX termina em 1994, após mais de 2 milhões de unidades produzidas, dando oportunidade ao Citroën Xantia de brilhar. Fica na memória o espaçoso automóvel familiar, aclamado como o mais poderoso, económico e confortável carro de cidade.

Artigos relacionados Saber mais >

Novo Kia EV3 avaliado em 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP
Carros NovosNotícias Auto

Novo Kia EV3 avaliado em 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP

O Novo Kia EV3 foi avaliado em 5 estrelas, a classificação máxima nos testes de segurança Euro NCAP.
29 Maio, 2025
Carta de Condução aos 17 anos? Conheça as novas regras da UE.
Notícias Auto

Carta de Condução aos 17 anos? Conheça as novas regras da UE.

A União Europeia está a reformular as regras da carta da condução e uma das grandes mudanças é a possibilidade de tirar a...
31 Março, 2025
Citroën reforça garantia de fábrica com cobertura até 8 anos
Carros NovosNotícias Auto

Citroën reforça garantia de fábrica com cobertura até 8 anos

A Citroën reforçou a sua garantia de fábrica com o novo programa “Citroën We Care” que oferece até 8 anos adicionais de cobertura.
18 Fevereiro, 2025

Carros Usados

Carros Usados

Encontre a viatura Usada Ideal para si.
Concessionário Oficial das Marcas Citroën, Peugeot, Opel, DS Automobiles, Fiat, Abarth, KIA, Mitsubishi, Fuso, KGM, XPENG, Dongfeng e VOYAH no Porto, Matosinhos, Braga, Guimarães, Maia e Famalicão.

Viaturas Novas

Concessionários Oficiais das Marcas Citroën, Peugeot, Opel, DS, Fiat, Abarth, Leapmotor, Kia, Mitsubishi, Fuso, KGM, XPENG, Dongfeng, VOYAH e Farizon.
oficina

Oficina

Faça já a sua marcação de serviço ou solicite um orçamento gratuito.
Avaliamos a sua retoma

Avalie a sua Retoma

Obtenha uma avaliação rápida e justa da sua retoma.
Chamada Gratuita 800 22 55 88
  • Pesquisar Novos ou Usados
    Viaturas
  • As Nossas
    Marcas
  • Produtos e serviços
    Oficina
  • Promoções e Destaques
    Campanhas
  • Onde Estamos
    Localizações e Contactos
  • Mobilidade Elétrica
  • Comparador de Viaturas
  • Clientes Profissionais
  • Venda o seu carro
  • Produtos Complementares
  • Seguros Protector
  • First Rent A Car
  • Artigos e Notícias
  • Recrutamento
  • Grupo FILINTO MOTA

Subscreva a nossa newsletter

© 2023 Grupo Filinto Mota – Todos os direitos reservados

Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos de Utilização | Arbitragem de Conflitos de Consumo | Livro de Reclamações Electrónico | Canal de Denúncias | Intermediação de Crédito

O nosso site utiliza Cookies para fins de navegação, performance, funcionalidade e marketing. Ao continuar a navegar está a aceitar a sua utilização. Saber maisFechar