Saiba quando trocar de pneus
O estado do pneu determina a performance do seu carro e a sua segurança. Esteja atento aos sinais de desgaste e saiba quando trocar de pneus.
Artigos e Notícias

É uma dúvida mais recorrente do que imagina. Quando devemos trocar os pneus? Com que frequência? Quais os indícios de que eles precisam de ser trocados? Para além destas questões serem importantes para o melhor desempenho e eficiência do seu automóvel, são cruciais para a sua segurança. Uns pneus com um desgaste elevado representam problemas de tração e travagem o que aumenta a probabilidade de sofrer um acidente rodoviário.
Embora (por vezes) os danos dos seus pneus possam ser reparados, não é sensato que assuma esta premissa sem antes se dirigir à oficina para obter a opinião de um bom especialista. A velha dica de que "no poupar é que está o ganho" não se aplica a todas situações e, por apenas, alguns euros a mais pode prevenir situações desagradáveis no futuro. Para evitar sofrer alguns dissabores, enumeramos os indícios de que está na hora de passar na oficina e trocar os seus pneus.
Motivos para trocar os seus pneus
- Furo: Furos são uma situação inevitável e imprevisível. Nesta situação deve deslocar-se à oficina para saber a extensão dos danos do furo pois, por vezes, existem danos de difícil deteção que o obrigam a proceder à troca dos pneus.
- Limite legal de desgaste: O limite legal de desgaste é de 1,6 mm de borracha em toda a banda de rolamento. Existem vários métodos de medir o desgaste, como por exemplo, utilizar um medidor de desgaste que mede as ranhuras do pneu ou o indicador de desgaste embutido no fundo dos canais longitudinais (entre outros). Se tiver menos de 1,6 mm para além de correr o risco de ser multado, corre o risco de sofrer um acidente.
- Fim da vida do pneu: O estilo de condução, manutenção, carga e temperatura são alguns dos fatores que ditam a vida do seu pneu. Esteja atento a possíveis sinais de envelhecimento especialmente se têm 5 ou mais anos de vida. Lembre-se que um pneu tem a duração máxima de 10 anos.
- Danos: Obstáculos na estrada, buracos e acidentes rodoviários podem causar danos aos seus pneus. Este tipo de danos devem ser verificados por um profissional pois podem ser permanentes e irreversíveis.
- Desgaste anormal: Evite um desgaste irregular dos pneus verificando frequentemente a pressão, direção, travões e amortecedores. Estas componentes influenciam o tempo de vida do seu pneu, da mesma forma que um desgaste anormal destes pode indicar problemas de suspensão ou transmissão.
- Incompatibilidade: Não deve utilizar pneus de diferentes tipos, desgaste ou dimensão nas rodas do seu carro. Os pneus devem ser todos iguais para não afetar a performance e componentes do seu veículo. No entanto, pode usar pneus dianteiros de diferente marca dos traseiros ou vice-versa