• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
Pesquisar
Localizações e Contactos
Chamada Gratuita 800 225 588
  • Procurar Novos e Usados
    Viaturas
  • As Nossas
    Marcas
  • Produtos e Serviços
    Oficina
  • Promoções e Destaques
    Campanhas
Bem vindo
Menu
Redes sociais:
Menu
  • Mobilidade Elétrica
  • Recomendador Auto
  • Comparador Viaturas
  • Clientes Profissionais
  • Avalie a sua retoma
  • Venda o seu Carro
  • Produtos Complementares
  • Seguros
  • First Rent A Car
  • Artigos e Notícias
  • Grupo FILINTO MOTA
Localizações e Contactos
Redes sociais:

Subscreva a nossa newsletter

Partilha
Filinto Mota > Artigos e Notícias > Citroën 2 CV: De patinho feio a cisne

Citroën 2 CV: De patinho feio a cisne

O caminho do Citroën 2 CV até à ribalta foi particularmente atribulado. Conheça a história do automóvel que abriu as portas para o conceito de veículo popular.

Artigos e Notícias

Passeio dos Clássicos

Citroën 2CV Vermelho
No dia 8 de Outubro de 1948 a Citroën apresentou ao mundo o chamado “Guarda-chuva sobre rodas” no Salão Automóvel de Paris. Intitulado de "Deux Chevaux", ou seja, dois cavalos, o veículo teve um grande impacto desde o primeiro dia. As reações foram controversas: uns ficaram entusiasmados e estupefactos, outros consideraram-no esquisito e hilariante. Ninguém ficou indiferente.

Tudo começou em 1936 e para que entenda esta história terá de se imaginar na França rural dessa época. Pierre Boulanger, diretor da Citroën, encontrava-se na região de Clermont-Ferrand e nesta área particularmente agrícola, o dia-a-dia dos agricultores era baseado na compra e venda de produtos nos mercados locais, cujo transporte era feito através do auxílio de uma carroça e um cavalo.

De volta a Paris e, com as necessidades dos agricultores em mente, Pierre Boulanger começou a orquestrar uma máquina com o intuito de substituir os meios de locomoção utilizados pela população rural. As especificações eram simples e atendiam às necessidades do público: um automóvel pequeno, económico com a capacidade de transportar 50 quilos de carga e uma cesta de ovos numa estrada campestre, sem partir nenhum. Pode parecer absurdo testar um carro através da sua capacidade de transportar ovos sem os partir mas se tiver em conta o público-alvo do Citroën 2 CV verá que faz todo o sentido.

Apesar de transportar com facilidade os ovos em vias campestres, o caminho do Citroën 2 CV até à sua comercialização seria repleto de percalços. O projeto de criação do protótipo da viatura, intitulado de TPV (Tout Petit Voiture), teve a colaboração de André Lafèbre e o escultor italiano Flaminio Bertoni e teria como prazo de lançamento Outubro de 1939.

No entanto, a ameaça de uma 2ª Guerra Mundial fez com que o lançamento fosse adiado, a maioria dos protótipos destruídos e alguns desmontados e escondidos em peças. A continuação do projeto foi feita em segredo num local chamado La Ferté-Vidame e foi um processo longo e difícil que só daria frutos no pós-guerra aquando da retoma das linhas de produção.

O Citroën 2CV vê finalmente a luz do dia...

A chegada ao topo não foi imediata, mas Pierre Boulanger adotou uma brilhante estratégia que impulsionou o sucesso do veículo: uma seleção dos clientes a quem iria ser distribuído o novo modelo da Citroën. Agricultores, médicos do interior e artistas estavam no topo da lista de distribuição e o facto dos artistas desfilarem o Citroën 2 CV nas suas turnês aumentou significativamente a popularidade do modelo. Utilizar este tipo de estratégia pode parecer algo banal, mas lembre-se que estamos no limiar dos anos 50 e este tipo de promoção é utilizado, ainda, na atualidade.

O “Guarda-chuva sobre rodas” evoluiu e sofreu algumas alterações mas o seu caráter simples e prático permaneceu. O interior era composto por quatro bancos que poderiam ser retirados para transportar mais carga, janelas com pequenos compartimentos para ventilação e sinalização manual e uma mala traseira generosa capaz de transportar os apetrechos da família inteira.

Caso possuísse muita bagagem poderia coloca-la no espaço debaixo dos bancos ou, então, poderia sempre retirar um dos bancos do Citroën 2 CV. Simples e prático! Para além disso, a tecnologia também evoluiu e as novas características incluíam uma refrigeração a ar para facilitar a manutenção e reparação do motor e uma suspensão única que proporcionava conforto aos seus passageiros em qualquer tipo de solo.

Entretanto os tempos evoluíram e o Citroën 2CV soube (e muito bem) acompanhar a evolução. O motor foi aperfeiçoado tornando-se cada vez mais potente e a nível estético surgiram novas cores, novos designs e novas linhas. De 1949 até 1990 foram concebidas imensas alterações, novas séries, novos modelos e novos derivados do “Deux Chevaux”. O mercado alargou-se e passou dos agricultores franceses para o resto do mundo, chegando a atingir um total de 5 milhões de unidades produzidas em diversos países, incluindo Portugal.

O pequeno automóvel da família Citroën transformou-se, assim, num gigante da história da locomoção e, mais importante ainda, na história daqueles que por ele se apaixonaram. O seu caráter simples, económico e despretensioso atraiu um público descontraído, prático e jovem. Foi e será um eterno símbolo de liberdade e otimismo.

Descubra toda a Gama Citroën sem sair de casa.

CITROËN

Artigos relacionados Saber mais >

Os icónicos Clássicos Citroën invadem as ruas de Braga este domingo
Notícias AutoPasseio dos Clássicos

Os icónicos Clássicos Citroën invadem as ruas de Braga este domingo

Este domingo, dia 30 de Setembro, realizar-se-á a XVII Edição do Passeio dos Clássicos Citroën em Braga, organizado pelo Grupo Filinto Mota, o...
26 Setembro, 2018
Passeio dos Clássicos Citroën: relato de uma viagem no tempo
Notícias AutoPasseio dos Clássicos

Passeio dos Clássicos Citroën: relato de uma viagem no tempo

Um dia após o Passeio dos Clássicos Citroën, regressamos ao presente com as memórias de um evento inesquecível. Veja o nosso relato fotográfico...
9 Outubro, 2017
Filinto Mota arranca para o encontro mundial de colecionadores do Citroën 2CV
Notícias AutoPasseio dos Clássicos

Filinto Mota arranca para o encontro mundial de colecionadores do Citroën 2CV

Representante da marca há mais de 80 anos, Filinto Mota arranca hoje, com 3 exemplares saídos de Mangualde, rumo ao encontro mundial de...
26 Julho, 2017

Carros Usados

Carros Usados

Encontre a viatura Usada Ideal para si.
Concessionário Oficial das Marcas Citroën, Peugeot, Opel, DS Automobiles, Fiat, Abarth, KIA, Mitsubishi, Fuso, KGM, XPENG, Dongfeng e VOYAH no Porto, Matosinhos, Braga, Guimarães, Maia e Famalicão.

Viaturas Novas

Concessionários Oficiais das Marcas Citroën, Peugeot, Opel, DS, Fiat, Abarth, Leapmotor, Kia, Mitsubishi, Fuso, KGM, XPENG, Dongfeng, VOYAH e Farizon.
oficina

Oficina

Faça já a sua marcação de serviço ou solicite um orçamento gratuito.
Avaliamos a sua retoma

Avalie a sua Retoma

Obtenha uma avaliação rápida e justa da sua retoma.
Chamada Gratuita 800 22 55 88
  • Pesquisar Novos ou Usados
    Viaturas
  • As Nossas
    Marcas
  • Produtos e serviços
    Oficina
  • Promoções e Destaques
    Campanhas
  • Onde Estamos
    Localizações e Contactos
  • Mobilidade Elétrica
  • Comparador de Viaturas
  • Clientes Profissionais
  • Venda o seu carro
  • Produtos Complementares
  • Seguros Protector
  • First Rent A Car
  • Artigos e Notícias
  • Recrutamento
  • Grupo FILINTO MOTA

Subscreva a nossa newsletter

© 2023 Grupo Filinto Mota – Todos os direitos reservados

Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos de Utilização | Arbitragem de Conflitos de Consumo | Livro de Reclamações Electrónico | Canal de Denúncias | Intermediação de Crédito

O nosso site utiliza Cookies para fins de navegação, performance, funcionalidade e marketing. Ao continuar a navegar está a aceitar a sua utilização. Saber maisFechar